Nesta quinta-feira (21) estivemos em Brasília (DF) para uma reunião com o futuro ministro da saúde , Luiz Henrique Mandetta. A presidente da AFAG, Maria Cecília Oliveira, e o representante nacional da AFAG, Wilson Gomieiro, apresentaram um cenário da realidade enfrentada pelas pessoas com doenças raras no Brasil e apresentaram alguns pleitos.

” Foi uma reunião produtiva, onde pudemos constatar as intenções muito concretas do novo ministro com o objetivo de auxiliar os pacientes com doenças raras, considerando a problemática existente desde o diagnóstico até os tratamentos. Houve da parte do ministro um compromisso de trabalhar sempre em conjunto com a sociedade, principalmente com as associações, para atender as demandas, entender as prioridades e as necessidades e, logicamente, encontrando soluções possíveis considerando a realidade enfrentada pelo país. Pudemos ver que o ministro apresenta um real desejo de se construir políticas cada vez melhores, políticas perenes mas completas, que possam beneficiar a toda a população, principalmente as populações mais vulneráveis “. Conta Cecília.

Atualmente como deputado federal pelo estado do Mato Grosso do Sul, Luiz Mandetta  é médico ortopedista. Ele foi médico militar tenente no Hospital Geral do Exército e trabalhou ainda na Santa Casa de Campo Grande de 1993 a 1995. Mandetta entrou para a política em 2005, quando foi nomeado secretário de saúde de Campo Grande. Ele ficou no cargo até 2010, quando foi eleito deputado, depois reeleito em 2014.