No último dia 26 de setembro estivemos no projeto ANA Brasil para um evento especial em alusão ao Setembro Amarelo. Em parceria com a Intersetorial São Quirino e outras entidades o encontro contou com a participação de profissionais de saúde e educação que abordam a questão com adolescentes a partir dos 11 anos.
A diretora institucional da AFAG, Érica Vitorino, compôs a organização do encontro. A assistente de atendimento ao paciente da AFAG, Maraisa Raquel, trouxe uma fala reforçando a importância de conversar, romper o silêncio e conversar sobre a solidão, tristeza e depressão como um componente vital para a recuperação. O estigma em torno de doenças mentais, incluindo a depressão, permanece como uma barreira para as pessoas procurem ajuda em todo o mundo.
Especialistas reforçam que depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre pessoas na faixa etária dos 15 aos 19 anos. A organização destacou, entretanto, que a doença pode ser prevenida e tratada e que uma melhor compreensão acerca do quadro pode fazer com que mais pacientes procurem ajuda.
Segundo a OMS, o risco de uma pessoa apresentar um quadro depressivo ao longo da vida, aumenta diante de fatores como a pobreza; o desemprego; a perda de uma pessoa querida ou o fim de um relacionamento; doenças físicas; e problemas causados pelo consumo de álcool e pelo uso de drogas.
A estimativa é de que, hoje, 350 milhões de pessoas sofram de depressão em todo o mundo, das quais cerca de 11 milhões estão no Brasil. Houve um aumento de 20% nos casos na última década.
O encontro também contou com muitos testemunhos, música, poesia, palestras, sorteios e o principal: sorrisos e acolhimento

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé