Entre os dias 19 e 20 de Setembro a Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves, AFAG, participou do “Seminário Estadual sobre Saúde e Pessoas com Deficiência – Novos Caminhos” realizado na cidade do Curitiba no Paraná.
O evento foi uma realização do Centro de Vida Independente de Curitiba e Região Metropolitana e contou com o apoio da AFAG, PROJETO LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade, SIANEE- Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Centro Universitário UNINTER e da SESA- Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Paraná.
O Seminário apresentou questões inerentes aos direitos da PcD, Pessoa com Deficiência, como saúde, lazer, acessibilidade, educação e trabalho. A Delegada da AFAG no Paraná, Daiane Kock, trouxe ao evento a importância do debate sobre as Doenças Raras e frisou questões imprescindíveis sobre Direito do Paciente com a distribuição da cartilha “SAÚDE AO ALCANCE DE TODOS: FAÇA VALER SEUS DIREITOS”.
Ao final do evento, foi aprovada a CARTA DE CURITIBA, com sugestões do Seminário Estadual sobre as ações pleiteadas pelos participantes, que será entregue aos candidatos para governador do Paraná.
“Foi de extrema honra para AFAG a participação neste seminário. Estiveram presentes representantes de 40 municípios do estado do Paraná e foram debatidos temas dos mais diversos sobre as necessidades das pessoas com deficiência. Fico extremamente feliz em poder ter levado nosso trabalho, nossa causa, nossa luta para uma quantidade tão significativa de cidades paranaenses, e com ajuda do Dr. Salmo Raskin e do Dr. Rui Pilotto ter plantado a sementinha da necessidade de uma atenção maior a causa das pessoas com doenças raras”. Declara Daiane Kock.