Nesta quarta-feira (9) foi realizada em Manaus (AM) a primeira edição do Simpósio de Doenças Raras do Amazonas. O evento contou com a presença de 160 estudantes e profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biotecnólogos, e áreas afins, de diversas regiões do Estado. O objetivo do evento foi atualizar o conhecimento a respeito do contexto das doenças raras no Brasil, dentre elas: triagem neonatal, políticas públicas, acesso ao tratamento, doença de Fabry, Mucopolissacaridoses, Lipase Ácida, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Distrofia Muscular de Duchenne, dentre outras.

A consultora científica da AFAG, Geisa Luz, fez a abertura do evento e ministrou a palestra sobre a importância do diagnóstico precoce de fibrose cística. O evento possibilitou confirmar a carência de conhecimento sobre o tema no Norte do país, trazendo novas perspectivas de cuidado aos profissionais da capital e interior do Estado.

O simpósio foi idealizado pela geneticista e pediatra Dra. Vânia Prazeres e realizado pela AFAG, Casa Hunter e Sociedade Amazonense de Pediatria. Agradecemos o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com apoio do Deputado Luiz Castro.