Manifestações nacionais defendem o fornecimento público de medicamento

 As ações estão previstas em pelo menos 17 cidades e aborda a espera pela decisão do STF sobre a obrigatoriedade do Estado em fornecer tratamentos de alto custo 

Entre os dias 15 e 16 de Outubro, pelo menos, 14 estados brasileiros vão realizar manifestações organizadas pelo movimento “STF, Minha Vida Não Tem Preço”. As mobilizações têm como objetivo sensibilizar sociedade e gestores sobre a importância do julgamento que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que pode afetar diretamente milhões de brasileiros, que dependem do fornecimento de tratamento pela rede pública de saúde.

Está nas mãos da Corte dois recursos extraordinários, com repercussão geral, para decidir se o poder público deve arcar com medicamentos de alto custo que não estão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, determinar se é obrigação do Estado financiar remédios que não têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na sessão do dia 28 de setembro o ministro Teori Zavascki pediu vista (mais tempo para estudar a ação), e com isso o STF adiou o julgamento. Antes da suspensão do julgamento, já tinham votado os ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.

A suspensão do julgamento preocupa pacientes que não podem interromper seu tratamento, caso a indefinição do STF seja repercutida em outas instâncias.

 Sobre o movimento “STF, Minha Vida Não Tem Preço”.

O “STF, Minha Vida Não Tem Preço” é um movimento informal formado por dezenas de associações e grupos de pacientes de todo o Brasil que representam mais de 50 patologias, entre doenças graves e raras. Desde setembro de 2016 trabalha para sensibilizar a sociedade sobre a importância da manutenção do fornecimento público de tratamentos de alto custo e não registrados pela Anvisa. A gravidade da doença e a complexidade para a elaboração de um tratamento adequado torna o acesso para um cidadão comum inviável, por conta dos custos.

Estima-se que de 6% a 8% da população mundial sofra com alguma doença rara e no Brasil esse número chega a 13 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o desafio torna-se ainda maior considerando que 95% das doenças raras não possuem tratamento específico e dependem de uma rede de cuidados paliativos bem estruturada, que assegure uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos.

O movimento “STF, Minha Vida Não Tem Preço”, em menos de um mês de atividade, já articulou diversas atividades, organizando manifestações públicas em forma de mutirões de conscientização, caminhadas e uma Vigília em Frente ao Supremo Tribunal Federal, as vésperas da ultima sessão que debateu a pauta. Além disso, recolhe assinaturas em um abaixo assinado que já conta com mais de 380 mil apoiadores. O manifesto está disponível em:www.change.org/minhavidanaotempreco.

Saiba mais em: www.facebook.com/STFminhavidanaotempreco.

 

Cidades confirmadas para 2º Mobilização pela Vida

Aracaju-SE

Local: Parque da Sementeira.

Data: 15/10

Horário: 14hs

 

Belo Horizonte-MG

Local: Praça Sete. (Deslocamento pela Feira Hippie e Parque Municipal)

Data: 16/10

Horário: 10:00

 

Brasília – DF

Local: Em frente ao STF (será realizado um Pic nic da mobilização).

Data: 16/10

Hora: 09:00

 

Curitiba-PR

Local: Parque Barigui. (Encontro no Portão Principal).

Data: 16/10

Horário: 09:00

 

Florianópolis-SC

Local: Avenida Beira Mar (Em frente à Casam da Beira Mar Norte)

Data: 15/10

Hora: 10:30

 

João Pessoa-PB

Local: Busto de Tamandaré -Praia de Cabo Branco.

Data: 15/10

Hora: 16:00

 

Maceió-AL.

Local:Praia de Pajuçara (em frente ao artesanato)

Data: 16/10

Horário: 16:00

 

Manaus-AM.

Local: Ponta Negra (em frente ao anfiteatro)

Data: 16/10

Horário: 16h

Novo Hamburgo – RS

Local:Em frente a Praça do Imigrante

Data: 16/10

Horário: 16h

 

Porto Alegre -RS

Local: Arcos do Expedicionário Parque da Redenção.

Data: 16/10

Horário: 11 horas

 

Recife-PE

Local: Marco Zero

Data: 16/10

Horário: 16:00

 

Rio de Janeiro – RJ

Local: Praça Mauá (próximo ao Museu do Amanhã)

Data: 16/10 domingo

Horário: 10:00

Rio Grande -RS

Local:Rua Bacelar (esquina com a Duque de Caxias)

Data:15/10

Horário: 10:00

 

Salvador-BA

Local: Farol da Barra.

Data: 16/10

Horário: 09:00

São Luís-MA

Local: Parquinho da Avenida da Litorânea.

Data:16/10

Horário: 16:00

São Paulo- SP

Local: Avenida Paulista- concentração Metro Brigadeiro.

Data: 16/10

Horário: 11:00

Uberlândia-MG

Local: Praça Tubal Vilela.

Data: 16/10

Horário: 10:00