WhatsApp Image 2018-11-17 at 09.12.00Entre os dias 14 a 16 de novembro, participamos do VII Congresso Norte e Nordeste de Genética Médica, que em 2018 foi realizado na cidade de Manaus, Amazonas. O evento foi presidido pela geneticista Dra. Vânia Gadelha que convidou palestrantes, principalmente, da região norte e nordeste para retratar as potencialidades e desafios presentes na área.

A abertura do congresso, apresentou menções honrosas aos protagonistas da genética e genômica em Manaus. Ao final, houve confraternização entre os participantes e apresentações artísticas locais. “Pela primeira vez Manaus hospedou um evento dessa natureza, que incluiu também uma programação social caracteristicamente manauara e amazônica, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e usufruir da diversa cultura regional, nossos sabores nossa música e história”. Explica a presidente do CONNEGEM 2018, Vânia Gadelha.


WhatsApp Image 2018-11-17 at 09.12.04 
A consultora científica da AFAG, Geisa Luz, apresentou trabalho científico sobre “Desafios da Equipe Saúde da Família no cuidado da pessoa com Osteogênese Imperfeita e sua família”. A consultora da AFAG, ainda representou a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Genética e Genômica na mesa redonda sobre o “Aconselhamento genético no âmbito multiprofissional”,  juntamente com o Dr. Luiz Santana (PA) e Dra. Denise Carvalho de Andrade (SP). “O aconselhamento genético se mostra como um excelente campo de atuação dos profissionais não médicos e a enfermagem tem se destacado por apresentar competências essenciais”, esclarece Geisa.

O evento contou com aproximadamente 200 participantes e terá sua próxima edição na cidade de Belém no Pára, em 2020.