No último dia 16 de março a diretora institucional da AFAG e conselheira municipal de saúde, Érica Vitorino, participou da Pré Conferência Municipal de Saúde de Campinas da Região Leste.
A oportunidade alinhou as necessidades e pleitos que serão apresentados pela população, na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas, que será realizadas entre os dias 5 a 7 abril. Este ano a reunião lema o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Vale ressaltar que as Conferências Municipais de Saúde são espaços de participação de toda a sociedade na formulação da política de saúde dos municípios brasileiros. “Em Campinas, estamos prevendo a participação de cerca de 500 pessoas, envolvendo representantes de mais de 80 serviços. Todo cidadão ou cidadã, conselheiro ou não, pode participar da Conferência Municipal de Saúde da sua cidade”. Explica Erica Vitorino.
Esta é a etapa municipal que prepara a 8ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada entre 07 e 09 de junho de 2019. E após as reuniões estaduais será realizada a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em agosto, entre os dias 04 e 08, em Brasília.
“A hora é agora para que todas e todos se envolvam e tomem em suas mãos a iniciativa de defender seu direito, a valorização da vida, fazendo o enfrentamento dos interesses daqueles que acham que saúde é para quem pode pagar por ela. O SUS precisa ser de fato universal, público e de qualidade.” Encerra a diretora da AFAG.
Se você é um cidadão ou cidadã que tem algo a dizer sobre a saúde da população participe das Conferências Municipais de Saúde da sua região!

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna