Nesta quarta-feira (31), a AFAG esteve presente na Plenária Extraordinária do Comitê Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro, com a temática “O uso do Canabidiol no tratamento das Pessoas com Doenças Raras”, por meio de nossa consultora científica, Geisa Luz, membro suplente da AFAG no comitê. Para a mesa, foram convidados o Dr. Nelson Goldenstein, médico psiquiatra e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Margarete Brito, presidente da Associação de Apoio a Pesquisa e a pacientes de Maconha Medicinal (APEPI) e mãe de paciente.

Dr. Nelson abordou o conhecimento técnico e esclareceu diversas dúvidas, principalmente, quanto a necessidade de quebrar preconceitos e tabus a respeito do uso terapêutico da Canabis com objetivo de melhorar a qualidade de vida as pessoas com doenças raras e graves.

A presidente da APEPI, relatou que hoje a maconha medicinal vem sendo utilizada desde doenças mais comuns, como diabetes, transtorno de ansiedade, câncer a epilepsia refratária de difícil controle, Esclerose Múltipla e outras doenças. Relatou ainda que o uso terapêutico da cannabis medicinal parece ter um olhar importante de médicos da área da saúde integrativa. Reforçou ainda, que a compra da maconha medicinal só pode ser realizada com a autorização da ANVISA que solicita documentos médicos comprovando a indicação clínica.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas