Nesta terça-feira (13) aconteceu o III Simpósio sobre Doenças Raras do Amazonas realizado em Manaus e organizado pela AFAG, Sociedade Amazonense de Pediatria em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. Participaram do evento profissionais e estudantes da área da saúde, famílias e pacientes.

O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre doenças raras visando o diagnóstico e tratamento precoces, repercutindo na qualidade de vida das pessoas. O evento fez parte da programação pré-congresso do VII Congresso de Genética Médica Norte e Nordeste (CONNEGEM) na cidade de Manaus, entre os dias 13 a 16 de novembro.

Diversos temas foram abordados, dentre eles: Aconselhamento genético, Casos clínicos, Abordagem Clínica (Niemam Pick C, Lipofuscinose Ceróide Neuronal e Síndrome Hemolítico Urêmica atípica) e relatos de experiência familiar e do serviço de infusão de Manaus.

A organizadora do simpósio e consultora científica da AFAG, Geisa Luz, ressalta a importância do encontro para o Amazonas. “A cada ano, surgem novos parceiros e profissionais de saúde que desejam fazer parte deste projeto. No próximo ano, a proposta é expandir o evento para o interior do Estado por meio de videoconferência, capacitando médicos, enfermeiros e agentes de saúde no reconhecimento dos sinais clínicos das doenças raras”. ressalta Geisa

O evento contou com o apoio da Casa Hunter, Liga de Genética do Amazonas, Instituto de Doenças Raras – PB e Instituto Breno Bloise.