Imagem5Nesta quarta-feira (12) foi realizada a segunda edição do Simpósio de Genética Médica de Maringá, na UNICESUMAR. O encontro foi promovido pela Liga de Genética Médica de Maringá e pela AFAG com o objetivo de atualizar o conhecimento sobre a identificação, tratamento e pesquisa no âmbito das doenças genéticas. Participaram 225 pessoas entre profissionais, estudantes e representantes da APAE Maringá.

Na abertura do evento, o secretário de saúde de Maringá, Dr. Jair Francisco Pestana Biatto, enfatizou que existe a preocupação de melhorar a assistência às pessoas com doenças raras.

A Dra. Lavínia Faccini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordou sobre a relação da microcefalia e zika vírus e as implicações para a genética médica. Na sequencia a Dra.Carmem Silvia Bertuzzo da Universidade Estadual de Campinas, discutiu os aspectos clínicos e perspectivas de tratamentos inovadores em Fibrose Cística.

“Reconhecer a doença rara dentro de um contexto mais amplo é um grande desafio. Ela está presente na pessoa e na família, mas também nos serviços de saúde, nas escolas, no mundo do trabalho e na vida social. Eventos como esse tem contribuído na mudança de paradigmas dos profissionais de saúde no atendimento à pessoa com doença rara, na cidade de Maringá”, diz Geisa Luz, consultora científica da AFAG e organizadora do encontro.