A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas protestou nas escadarias da Prefeitura na tarde de quinta-feira (24) contra sucateamento da rede pública saúde. Mais de 100 manifestantes denunciaram, com faixas e cartazes, uma série de problemas na cidade, como a falta de remédios e insumos básicos, os cortes de verba e a redução no horário de atendimento nas unidades de saúde.

A Conselheira Municipal de Saúde de Campinas e Diretora Administrativa da AFAG, Érica Vitorino, contou que o CMS organizou um abaixo-assinado com 26 mil assinaturas que foi protocolado para denunciar o colapso da saúde na cidade.
Elaborado ao longo dos últimos 60 dias, a partir da iniciativa de conselheiros locais, o documento pediu ao prefeito Jonas Donizette (PSB), que suspenda os cortes no setor. Além disso, denuncia a falta de medicamentos, de equipamentos e insumos, além de precarização no ambiente de trabalho.

O Conselho diz ainda que a redução no horário de atendimento nas unidades básicas tem provocado superlotação em hospitais como o Mário Gatti e defende que a crise econômica não deve ser argumento para os cortes.