A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péNeste sábado (21) foi realizada a edição do Norte do Brasil do Circuito Nacional de Seminários sobre Distrofia Muscular de Duchenne, desta vez em Belo Horizonte (MG). O evento foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a presença de pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes, assistentes sociais e outros envolvidos no atendimento ao paciente. O teve apoio da UFMG, da Liga da Genética Humana da UniBH e do Grupo de Mães Duchenne Becker Brasil.

A programação foi dividida de forma a atender as áreas multiprofissionais que mais impactam o atendimento do pacientes. Os aspectos genéticos da DMD foram abordados pela geneticista e professora da UFMG, Dra. Maria Raquel Santos Carvalho. A abordagem neurológica da DMD e Triagens terapêuticas, foi tema da exposição da neurologista da UFMG, Dra. Juliana Gurgel Giannetti.

No segundo momento de debates o foco foram as terapias multidisciplinares, como a fisioterapia respiratória, abordada pela fisioterapeuta do HC da UFMG, Fabíola Ramos Fernandes e a reabilitação neurofuncional, abordada pela fisioterapeuta, Gabriela Diniz. Os aspectos Neuropsicológicos da Distrofia Muscular de Duchenne, foram abordados pela psicóloga da UFMG, Giulia Moreira Paiva.

Na terceira e última rodada de debates o cuidado multiprofissional no atendimento a DMD, foi o tema da fala da Dra. Geisa dos Santos Luz, consultora científica da AFAG e docente em saúde comunitária. As percepções da famílias também tiveram espaço com a representante da AFAG em Minas Gerais, Juliana Oliveira e Margarete Galdo, representante do Grupo de Mães Duchenne Becker que compartilharam suas vivências.

Na segunda parte do dia todas as famílias de pacientes tiveram um espaço para compartilhar vivencias e a sua história de vida em uma roda de conversa. O Circuito Nacional de Seminários sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um projeto realizado pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG) e será realizado em 5 edições que contemplam as 5 regiões geográficas brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudestre e Centro-Oeste.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna