A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área internaNeste sábado (11) foi realizada a edição Nordeste do Circuito Nacional de Seminários sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) em João Pessoa (PB) no Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD). O encontro contou a presença de pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, estudantes e outros envolvidos no atendimento ao paciente. O encontro também contou com o apoio do Instituto de Doenças Raras (IDR-PB), Instituto Breno Bloise (IBB), Grupo de Mães Duchenne Becker Brasil e Liga de Nutrição e Medicina Preventiva da Paraíba (LANUMP).

A programação foi dividida de forma a atender as áreas multiprofissionais que mais impactam o atendimento do pacientes. Além disso, famílias e pacientes tiveram um espaço para compartilhar vivencias e a sua história de vida.

Os aspectos genéticos da DMD foram abordados pela referência em doenças raras na Paraíba, Dra. Paula Frassinetti Vasconcelos de Medeiros, geneticista e professora da Universidade Federal de Campina Grande.
Na sequência a neurologista, Isabella Mota, abordou o Tratamento não-medicamentoso nas doenças neuromusculares. Enfatizando a importância as terapias complementares como o acompanhamento fisioterapêutico na DMD que foi tratado pela fisioterapeuta da Universidade Federal de Pernambuco, Juliana Teixeira.

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

A terapia ocupacional e seus benefícios no tratamento na DMD também tiverem destaque na abordagem da Terapeuta Ocupacional e especialista em desenvolvimento neurossensoriomotor, Aline Patriota. A perspectiva fonoaudiológica na DMD foi outro importante destaque tratado pela Coordenadora do setor de fonoaudiologia no Hospital Infantil Arlinda Marques, Dra. Cecília Cavalcanti Bernardo Guedes.

O Cuidado multiprofissional no atendimento a DMD foi abordado pela consultora da AFAG e docente em saúde comunitária, Dra. Geisa dos Santos Luz.
Para encerrar a sequência de palestras as percepções da famílias de pacientes foi abordada pela representante do Grupo de Mães Duchenne Becker Brasil, Thalita Adna Araújo Gondim do Rêgo e pela representante da AFAG na Paraíba e presidente do IDR-PB, Glaucia Ribeiro.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A AFAG também contou com a representação do seu coordenador nacional de atendimento e presidente do IBB, Fábio Marques.

O Circuito Nacional de Seminários sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um projeto realizado pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG) e foi realizado em 4 edições que contemplam as 5 regiões geográficas brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudestre e Centro-Oeste.