A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna

Nesta terça-feira (9) a diretora institucional da AFAG, Erica Vitorino, esteve na Câmara Municipal de Campinas (SP)para compor a discussão pública sobre doenças negligenciadas. O objetivo do encontro foi debater a realidade e os desafios destas doenças – em suma maioria provocadas por agentes biológicos – que sob diferentes aspectos não contam com o suporte necessário para o seu enfrentamento.

O encontro foi proposto pelo vereador Pedro Tourinho e contou com a presença de lideranças de associações e grupos de pacientes. “Foi um encontro muito proveitoso. Tivemos a oportunidade de retratar os avanços conquistados na última conferência municipal de saúde, onde foi possível aprovar uma proposta voltada para doenças negligenciadas”. Conta a diretora da AFAG, Erica Vitorino, que também é conselheira municipal de saúde.

O ciclo de exposições também foi composto pelo presidente da Associação dos Portadores de Doença de Chagas de Campinas e Região, Oswaldo Rodrigues da Silva, que retratou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, bem como o impacto positivo que políticas mais inclusivas podem provocar.

Na sequência a médica do Centro de Vigilância Epidemiológica , Dra. Ruth Moreira Leite, tratou sobre a situação de cada doença negligenciada existente no Brasil e principalmente no estado de São Paulo e na região de Campinas.

O representante do Programa Municipal de Controle das Arboviroses do DEVISA/SMS, Dr. André Ricardo Ribas Freitas, também retratou situação da cidade no combate a estes agentes biológicos e retratou um cenário de bastante preocupação.

A representante do Findechagas, Ana Maria de Arruda Camargo, que entre outras questões destacou o 14 de abril como  “Dia Mundial das Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas” que será votado na  72ª Assembleia Mundial de Saúde. (Edição em 26/05/19  –  Foi aprovada, nesta sexta-feira (24/5), resolução que institui 14 de abril como o Dia Mundial da Doença de Chagas. O anúncio aconteceu durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), encontro anual que reúne ministros da saúde dos 194 estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e representantes de instituições de destaque da saúde global para discutir temas como emergências de saúde e mudanças climáticas.)

 

“A boa porcentagem de pessoas atingidas por doenças negligenciadas são pessoas de baixa renda, infelizmente. São doenças muito simples de serem tratadas e muito simples de serem enfrentadas pelo poder público, com sanamento básico, uma condição mínima. Se houvesse um interesse do nosso poder público essas doenças já estariam erradicadas no Brasil. A falta de estrutura da Saúde Pública para identificar doenças de fácil diagnóstico é a prova da carência do sistema que não conta sequer com insumos básicos.” Encerra Erica