05 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA FIBROSE CÍSTICA.
Texto: Geisa Luz, consultora científica da AFAG.

BEIJO SALGADO, este gostinho é o primeiro sinal da FIBROSE CÍSTICA. Por isso, conhecida popularmente como a Doença do Beijo Salgado. Também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença metabólica sistêmica de origem genética. Ambos os pais possuem o gene portador da fibrose cística. A cada gestação, terão 25% de chance de ter um bebê com a doença.

SINAIS E SINTOMAS
Além de todos os cuidados dispensados a qualquer recém-nascido, as crianças que nascem com FC precisam de um olhar atento quanto ao seu estado de saúde. Pelo o aumento da viscosidade das secreções no organismo, o recém-nascido com FC pode apresentar os seguintes sintomas: ■ dificuldade de ganhar peso; ■ aumento do apetite;
■ nenhuma evacuação nas primeiras 24 a 48 horas de vida (íleo meconial, 20% dos casos); ■ suor salgado; ■ distensão abdominal;
■ fezes volumosas, frequentes, fétidas e oleosas;
■ tosse frequente e/ou infecções respiratórias.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da FC pode ser realizado pelas seguintes formas:
triagem neonatal, ao nascimento;
manifestações precoces, como íleo meconial;
história familiar positiva ou por manifestações clínicas da doença.

Em todos os casos, é solicitado o teste do suor e/ou o teste de detecção de duas mutações no gene da FC para confirmar o diagnóstico.

TRATAMENTO
Por ser uma doença multissistêmica, a FC demanda um tratamento multiprofissional, realizado em centros especializados. Este tratamento envolve uma variedade de técnicas e de cuidados individualizados, como: enzimas, inalação, fisioterapia, internações para descolonização pulmonar, atividade física.

O DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO ADEQUADO PODEM MELHORAR PARA SEMPRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, close-up e texto