Hoje (11) estivemos na Câmara Municipal da cidade de São Paulo para participar da solenidade que homenageou dezenas de mulheres que dedicam as suas vidas ao trabalho voluntário. A condecoração honrosa foi realizada pelo vereador Ushitaro Kamia, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A diretora da AFAG, Maria Filomena Branco, recebeu a placa que congratula a AFAG por encorajar dezenas de mulheres a se envolverem com o voluntariado. Em homenagem a Câmara Municipal de São Paulo parabeniza a AFAG pela sua inegável competência e comprometimento pela vida. “No desenvolvimento de estrutura organizacional e técnica para o cumprimento de sua missão. Ser referência em propiciar um ambiente saudável às mulheres voluntárias”, diz o texto.

Outras associações, de diferentes segmentos, também foram lembradas na cerimônia que contou com a participação do neurologista da UNIFESP, Beny Schmidt, que em uma emocionante apresentação expôs a importância do trabalho voluntário nas suas mais diversas formas de expressão.

Segundo a coordenadora de atendimento ao paciente da AFAG, Érica Vitorino, que também foi homenageada no evento, o trabalho voluntário feminino é uma função muito mais do que somente altruísta . “Entendo o trabalho voluntário das mulheres como uma forma de empodeiramento, por muito tempo não pudemos sair de casa e nos envolver nos debates sobre as mazelas sociais. Hoje estamos a frente de movimentos muito importantes como da saúde, ambientalistas, trabalhistas, etc. O trabalho voluntário nos dá voz própria e nos instrumentaliza para transformar realidades e como se não bastante, também nos alimenta a alma”.