Durante os dias 11 e 12 de Abril a AFAG e o HC Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP,realizaram uma Campanha de Conscientização sobre a Importância da Higienização das Mãos.
Os profissionais da instituição conversaram com as consultoras científicas da AFAG Cristina Cagliari e Geisa Luz sobre a importância da higienização das mãos no controle das infecções e contaminações.
Foram distribuídos kits da AFAG contendo um manuel de orientação sobre o correto de modo de lavar as mãos e também fracos de álcool em gel anti-séptico.
Por meio de atividades lúdicas, com os Doutores Palhaços do Operação conta Gotas, os profissionais de diferentes setores do HC da USP e do HC Criança entraram na brincadeira cantando e dançando músicas que transmitiam a importante mensagem da prevenção com a profilaxia no ambiente hospitalar.
As superbactérias surgem quando alguns microorganismos – já existentes – desenvolvem um certo tipo de mutação e acabam se tornando resistentes à maioria dos antibióticos.
Geralmente, elas surgem dentro dos hospitais e, por isso, são perigosas para quem está internado ou debilitado, como idosos, pessoas doentes ou até mesmo recém-nascidos, que ainda têm o sistema imunológico fraco.
Portanto, os cuidados de higiene dentro dos hospitais, principalmente com as mãos, são extremamente importantes para evitar o contágio já que as superbactérias podem ser transmitidas através do contato direto, como o toque ou manuseio de objetos do paciente.