Nesta segunda-feira (4) aconteceu o I Seminário de Conscientização sobre Doenças Raras em Tuntum, no Maranhão. O encontro foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Tuntum e foi organizado pela AFAG e pela Aliança Maranhense de Doenças Genéticas e Raras (AMAGeR).

Segundo o delegado da AFAG no Maranhão e vice presidente da AMAGeR, Paulo Ricarte, o objetivo do seminário foi levantar o debate sobre doenças raras e a sobre a falta de atendimento especializado na cidade. “Esperamos que as palestras sirvam de reflexão aos familiares, profissionais de saúde, profissionais dos serviços sociais, pesquisadores, estudantes políticos e órgãos públicos para que juntos possam fazer um movimento positivo aderindo a esta causa”. Afirma, o delegado da AFAG.

O encontro também reuniu pacientes que puderam compartilhar as suas vivências e tirar dúvidas com profissionais, como a professora do laboratório de genética da Universidade Federal do Maranhão, Dra. Silma Regina F. Pereira, a Enfermeira do Hospital Infantil Lucídio Portela de Teresina (PI) Regilane Silva Barros e a presidente da AMAGeR, Helayne Fainy Veloso Pinheiro.

O evento também contou com o apoio da Coordenadora atenção Básica do município de Tuntum-MA, Nivya Barbosa.